Imobiliária Alegrete
CHAI LATTE PARA AQUECER
Voltar para o blog

CHAI LATTE PARA AQUECER

É, o frio por aqui está sendo severo, e a gente busca na culinária alguns jeitinhos para aquecer o corpo e o coração, não é? A bebida preferida é o chimarrão, mas hoje, vamos pegar o caminho das Índias e nos aventurarmos numa bebida cheia de história e significado: o Chai Latte, ou melhor: leite com especiarias.

O indiano masala chai (chá picante, em português), é basicamente a mistura do chá preto com leite e especiarias, como canela, cardamomo, gengibre, anis e cravo. Tudo isso forma uma mistura intensa e levemente picante, além de rica em benefícios à saúde.

Mas a receita do masala chai nem sempre foi essa, a bebida surgiu há cerca de 5 mil ou 9 mil anos, na Índia ou na Tailândia, incertezas a parte, a verdade é que a mistura agradou a realeza local, se transformando rapidamente em uma receita aprovada pelos mais poderosos.

Na época, os ingredientes eram apenas as especiarias, e o modo de preparo podia variar – o masala chai era servido quente, frio, ou como remédio para algumas doenças. Só em 1835, com a colonização inglesa e a criação de uma plantação de chá preto em Assam, na Índia, as folhas foram acrescentadas à mistura.

Como o chá preto era caro na Índia (a maioria das folhas eram destinadas à exportação), os locais passaram a acrescentar também o leite e algum tipo de adoçante. Hoje a combinação já faz parte da cultura local: A bebida costuma ser servida para receber pessoas em casa, ou no chá da tarde, por volta das 16h.Como acompanhamentos, comidas típicas, como as frituras samosas e pakoras.

Fora da Índia, o masala chai virou chai latte, e se tornou um sucesso mundial. No ocidente, os adoçantes mais comuns costumam ser o mel ou o açúcar, enquanto o leite deixa de ser integral e passa a ser substituído pelo desnatado, leite de soja ou até mesmo bebidas não lácteas.

Agora que você já conhecer a história, vamos aprender a preparar?

Essa receita (e a foto acima) é do blog Chata de Galocha

Ingredientes

360 ml (1 xícara e meia) de água
2 saquinhos de chá preto
½ colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de gengibre em pó
½ colher (chá) de cardamomo em pó
2 colheres (sopa) de mel
360 ml (1 xícara e meia) de leite

Como fazer?  Ferva a água com as especiarias e o mel, assim que ferver desligue  e coloque os 2 saquinhos de chá preto por 4 minutos. Em outra leiteira aqueça o leite até quase ferver, se quiser, bata com um mixer para fazer uma espuminha gostosa.

Para servir coloque metade da caneca com chá e complete com o leite quente, vale polvilhar uma canela em pó por cima que fica uma delícia!

Para mais informações acesse nosso blog: https://imobiliariaalegrete.com

Outros posts

  1. REFORMA PARA VALORIZAR O IMÓVEL

    REFORMA PARA VALORIZAR O IMÓVEL

    Reformar o seu imóvel é sinônimo de inovação e transformação, e um plus a mais para valorizar o seu preço, também. De acordo com dados da Associação Brasileira da Indústria de...

  2. VANTAGENS DE SE LIVRAR DO ALUGUEL

    VANTAGENS DE SE LIVRAR DO ALUGUEL

    Quando uma família se muda constantemente, é difícil fincar raízes e construir uma identidade com aquele bairro e a comunidade. Especialmente as crianças, quando precisam trocar muito de escola...

  3. TENHA GARANTIA PARA ALUGAR O SEU IMÓVEL

    TENHA GARANTIA PARA ALUGAR O SEU IMÓVEL

    Proprietários de imóveis para locação, muitas vezes, se vêem diante de um impasse: é melhor procurar uma imobiliária de confiança para fazer a intermediação e arcar com esse custo ou...

Imobiliária Alegrete

55 3422-1010

Imobiliária Alegrete

55 3422-1010
|